sábado, 2 de março de 2013

Pilates na Infância


Quanto mais cedo a prática de Pilates estiver no dia a dia de uma criança, como atividade física, maiores serão os benefícios de saúde, principalmente uma melhor postura. Se ensinarmos na fase de crescimento a cuidar do seu corpo corretamente, mais de  60% dos problemas que causam lesões nos  músculos esqueléticos seria erradicada.

De fato, muitos dos exercícios são baseados em movimentos naturais e comum às crianças. O problema surge com os anos, porque os hábitos saudáveis são substituídos por posturas erradas, degenerando e ferindo o corpo.  

A prática de Pilates, desde a infância, é ideal para manter a evolução natural do mesmo, ajuda o desenvolvimento motor do corpo por meio da flexibilidade melhorando o alongamento e crescimento do aparelho músculo esquelético, estimulando o corpo e a mente das crianças.

Hoje em dia muitas crianças não têm espaço para suas brincadeiras, suas atividades naturais são pequenas e defasadas, o que compromete o desenvolvimento psicomotor, isto mais tarde irá prejudicar sua postura e fará com que o hábito de exercitar-se seja esquecido ou deixado de lado em detrimento do conforto, que levará consequentemente a problemas ósseos e articulares, devido a vícios posturais. O exercício contínuo no método de Contrologia ocasiona progresso na força, resistência, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.

Benefícios do Pilates na infância

Ensina a trabalhar o controle com precisão e fluidez, e, assim, tornar-se consciente do seu corpo.
Faz com que aprenda a manter a postura correta em diversas situações cotidianas da vida (sentar, andar, dobrar, etc).

O Pilates introduz as crianças ao mundo da saúde e fitness, incentivando-as a praticar outras disciplinas, como dança, ginástica, artes marciais e esportes em geral, ajudando-as na prática.
Realizar os exercícios com a intenção de criar a consciência do corpo em cada movimento.
Aprender a importância das questões de transição entre cada exercício e do sistema total.
Compreender o valor da exalação para estimular a respiração, proporcionando potência suporte e intensificar o movimento.

São os detalhes que devem ter atenção especial para o alinhamento ideal do corpo como um todo, fazendo os exercícios necessários conscientemente. Com os exercícios do Pilates adaptado, pode-se, ludicamente, trabalhar em todos os sentidos, melhorando a concentração e o equilíbrio dessas crianças, independentemente da limitação e das dificuldades, sempre estimulando o tônus muscular. Mentalmente, perceber suas limitações e habilidades, formando uma personalidade reflexiva e conceitual sobre o corpo humano.

Cármem Regina Schimidt Barbosa 
Fisioterapeuta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário