sexta-feira, 1 de março de 2013

Pilates na Gravidez

Muitos dos exercícios do Pilates podem beneficiar a futura mãe ajudando a manter uma boa postura, aliviando algumas das dores habituais e proporcionando mais consciência sobre as mudanças que seu corpo está passando durante toda esta fase da vida.


O Método permite a ela seguir uma atividade física segura e eficaz durante toda a gestação, adaptando-se às suas necessidades, respeitando cada etapa da gravidez e as mudanças de energia que se produzem dia a dia.
Ao longo da gestação, os exercícios do Pilates que são aplicados à mulher grávida sofrem modificações, já que é necessário adaptá-los às etapas e às mudanças posturais que ocorrem durante este período. É realizado, também, um treinamento físico para preparar a mulher gestante para o parto.
Para muitas mulheres grávidas, este é um período em que sentem um maior desejo e motivação para estarem em forma e cuidarem de si mesmas. Muitas sentem dificuldade em escolher uma prática segura durante a gravidez. Muitos médicos recomendam Pilates, já que é uma atividade completa, mas não sabem as contraindicações para quem não é praticante. Em muitos casos, a prática do Método pode piorar a situação.
Se a praticante de Pilates, antes da gestação, já tem uma força essencial (ou POWER HOUSE) como controle de seu corpo, poderá realizar as adaptações e modificações dos exercícios de acordo as mudanças que se operam em seu corpo, trabalhando os diferentes níveis em um programa positivo, construtivo e funcional, que pode se prolongar durante o período Pós-Natal, fomentando uma rápida recuperação após o parto.
Contudo, o Sr. Pilates não permitia que mulheres gestantes que não eram praticantes do Método antes de ficarem grávidas fizessem seus exercícios, pois não tinham o centro de força (ou POWER HOUSE), já que para a prática do Método o movimento se inicia, sustenta e finaliza por ele.
Por tanto, se a mulher gestante não praticava o Método antes de engravidar, este não é o momento de trabalhar essa musculatura abdominal que está conectada à pélvis, principalmente ao assoalho pélvico, já que um trabalho mal feito aumenta a probabilidade de aborto ou perda.
Em vista de tal convicção por parte do criador do Pilates, nós do The Pilates Studio® Brasil não aconselhamos iniciar a prática nesta situação, nem fazer trabalho em grupo, pois este não trabalha as necessidades da mulher gestante.


Pilates é no Espaço Movement - 2623-6732



Av. José Bento Ribeiro Dantas, 3056

Manguinhos -



Nenhum comentário:

Postar um comentário